sexta-feira, 9 de março de 2012

Ayurveda o que é?

A Ayurveda é o sistema principal entre os Sistemas de medicina da Índia. 
Tem sido praticado ininterruptamente no sub continente indiano desde tempos imemoráveis.  Segundo alguns eruditos é um sistema que nasceu à mais de 5000 anos.

No idioma sânscrito «Ayur» significa vida e «Veda» conhecimento;
 Ayurveda significa literalmente «a ciência da vida».

A Ayurveda usa-se tão rotineiramente na vida diária das pessoas  que esta ciência da vida se tornou um estilo de vida para os habitantes dos países onde é exercida.

Não se restringe somente ao tratamento da doença mas trata cada aspecto da vida que está directamente ou indirectamente relacionado à promoção e preservação duma vida saudável como sejam a alimentação, o exercício físico, os hábitos de vida diária, as emoções, etc.

É eficaz na prevenção e na cura de doenças, na preservação da saúde e na promoção da longevidade.

A Ayurveda ajuda a pessoa sã a conservar a saúde e o doente a obtê-la.
A Ayurveda trata o individuo como um todo, olhando para a sua parte física, mental e espiritual, é uma medicina holística.

As plantas constituem 90% das matérias-primas para a preparação de drogas Ayurvédicas, apesar de também se usarem produtos minerais, metais, animais e marinhos nas formulações

O ser vivo é um conjunto de 3 doshas ou humores (Vata, Pitta e Kapha), 7 dhatus ou tecidos básicos (Rasa, Rakta, Mansa, Meda, Ashti, Majja e Shukra) e os produtos de desperdício do corpo ou Malas como as fezes, a urina e o suor.

Os 3 doshas ou humores, constituem forças básicas que interactuam e se encontram presentes no organismo de todas as pessoas.

Vata é a expressão da força do movimento, Pitta a da transformação e Kapha a da estabilidade e estrutura

A constituição dóshica ou mente-corpo, é a manifestação do predomínio dessas forças no nosso ser.
Representam um mapa das nossas áreas de força e também das de debilidade que nos vão levar à deterioração com o passar do tempo.

As pessoas de constituição Vata tendem a ser activas, inteligentes, inquietas e criativas. A textura é delgada, ossos e tendões proeminentes a pele seca é e fria. O sono e o apetite são irregulares. Frente ao stress reagem com insónia, medo e ansiedade.

Aqueles com predomínio de Pitta mostram um grande interesse intelectual e são mais executivas. As proporções corporais são intermédias e as extremidades são quentes. A transpiração é fácil e o apetite e a digestão são fortes. Reagem com ira e irritabilidade frente aos desequilíbrios quotidianos.

As pessoas Kapha são metódicas e pensativas, aparentam calma e são pouco afectadas pelo stress. Têm uma constituição corporal sólida com tez suave, cabelo oleoso e grosso. O apetite e a digestão são lentos e constantes com uma tendência ao sono significativo.

O conhecimento da constituição corporal é um dos pilares da Ayurveda que nos possibilita desenhar e executar planos de equilíbrio possíveis e inteligentes no caminho da busca da longevidade junto com uma melhor qualidade de vida.

E você Já sabe qual é a sua constituição doshica?

Sem comentários:

Publicar um comentário

Obrigada por nos deixar o seu comentário! Volte sempre!