sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Workshop de Mandalas em fio - Nível básico dia 10 de Dezembro das 10 às 13H


Neste workshop propomos:
• Conhecer um pouco sobre a origem das mandalas e seus significados
• Tecer uma mandala de 4 pontas com 25 cm de diâmetro inspirada numa técnica de tecelagem dos índios Huicholes do México
• Vivenciar a experiencia terapêutica e meditativa que a mandala proporciona, organizar o pensamento, as emoções, aumentar a perceção de nós próprios e dos outros, a introspeção, a contemplação e a criação.

Sobre a técnica: as técnicas que mais se utilizam nos processos terapêuticos com Mandalas são, a pintura, o desenho, a colagem e o mosaico. Aqui a técnica proposta é uma técnica de tecelagem indígena, de origem dos índios Huicholes do México. 
Experiências com esta técnica levam a descobrir as possibilidades expressivas dos materiais. No percurso da execução desta atividade lida-se com elementos que são fundamentais ao exercício das Artes Plásticas: forma, cor, linha, textura e composição.

São exercícios para a conquista da liberdade de criação. Criar elementos e estabelecer um jogo de composição, articulando formas, cores e texturas sobre a madeira é uma aventura fantástica.

Os pontos e a forma de tecer são simples, mas adquirem uma dimensão criadora e expressiva. Para buscar efeitos, detalhar as formas e provocar grafismos, utiliza-se todo tipo de fio: algodão, seda, acrílico, lã, sisal, barbante, fio metálico. Aprendem-se tramas regulares e irregulares, chegando a resultados estéticos bi e tridimensionais de grande apelo tátil e visual.

O Aprendizado dessas Mandalas e suas variações revela uma caminhada surpreendente e curiosa: as possibilidades são imensas e é extremamente estimulante e prazeroso descobri-las e descobrir-nos durante o processo criativo e terapêutico.

Quando vivencia os processos da arte, o ser humano encontra meios de se resolver internamente e compreender o mundo à sua volta.

Arteterapia não é mais do que fazer arte com os objetivos terapêuticos de restabelecer a saúde, o equilíbrio físico, mental e emocional, proporcionar autoconhecimento, revelar habilidades desconhecidas e proporcionar melhor qualidade de vida.

Público Alvo: População em geral, crianças a partir dos 10 anos são bem-vindas.
As vagas são limitadas, pelo que é necessária a inscrição antecipada.
As vagas serão preenchidas conforme ordem de inscrição.

Valor do investimento: 25€
No valor do investimento está incluído todo o material necessário.

Facilitadora: Sandra Ramos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por nos deixar o seu comentário! Volte sempre!